sábado, 8 de setembro de 2012

Conograma das Oficinas

OFICINA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Os integrantes do grupo estão preocupados com o aumento da população mundial e conseqüentemente com o aumento da produção de resíduos que, em sua grande maioria, são depositados em lixões, não recebendo tratamento adequado e perdendo assim a possibilidade da sua reutilização.

Com esse intuito, viemos realizando muitos estudos e experimentos voltados para um melhor aproveitamento do lixo e direcionamos o foco da pesquisa para a confecção de instrumentos musicais construídos de diferentes maneiras, combinando objetos aproveitados do lixo e da natureza, de forma a criar instrumentos tanto diferentes quanto similares aos instrumentos tradicionais.

A construção de instrumentos alternativos vem despertando grande interesse do público nas apresentações das oficinas ministradas pelo grupo. Crianças, jovens e adultos se surpreendem com a possibilidade de se fazer instrumentos com latas, garrafas plásticas, canos de PVC, tampinhas e elementos da natureza tais como sementes, bambu, cabaças e outros, trabalhados de uma maneira em que se mantém, na medida do possível, a estrutura original dos materiais com um mínimo de perda da sua energia vital.

No âmbito escolar, os integrantes do grupo acreditam ser importante que os alunos tenham oportunidade de suprir a carência de informação sobre o meio ambiente com atividades complementares como a oficina de instrumentos musicais. Atualmente é amplamente reconhecida a falta de uma perspectiva integradora das exigências pedagógicas dos centros de ensino fundamental e médio com a realidade ambiental. O controle efetivo desses problemas requer um novo tipo de educação nas escolas, uma atividade complementar, como essa oficina, que possa despertar o interesse dos alunos para uma das possibilidades de aproveitamento do que antes era considerado lixo. O resultado do trabalho contribui para a restauração da saúde e a preservação do meio ambiente.

    O grupo está interessado em divulgar suas atividades para o maior número de pessoas possível e para isso apresenta uma variedade de modelos de oficinas, possibilitando a adequação desta atividade com a disponibilidade de tempo do órgão interessado.

Quanto à idade apropriada para participar das oficinas, esta pode variar de 5 a 80 anos, sendo possível estabelecer diversas adaptações do conteúdo, de acordo com a faixa etária dos alunos.

Existem atualmente quatro modelos de oficinas, detalhados abaixo:

Oficina 1: Com duração de cinqüenta minutos, constitui-se de uma aula-espetáculo em que primeiramente se oferece uma exposição dos instrumentos alternativos já criados pelo grupo, com o objetivo de despertar a curiosidade e o interesse em relação ao tema da oficina. Em seguida os integrantes do grupo contam a história da construção de cada um dos instrumentos expostos, mostrando detalhadamente o material utilizado na sua confecção, a forma como esse foi trabalhado, o resultado sonoro e estilístico.

Oficina 2: Com duração de três horas, constitui-se numa aula-espetáculo nos mesmos moldes da descrita acima e, ainda, na montagem com os alunos, de instrumentos criados por eles, enfatizando a criatividade de cada um. O aluno sai da oficina com o instrumento montado e testado e com sua criatividade aflorada. No caso desta oficina, os alunos devem trazer de casa materiais que seriam jogados no lixo e que serão utilizados por eles durante a aula.

Oficina 3: Este modelo de oficina tem como objetivo despertar a musicalidade nos alunos por meio dos instrumentos alternativos criados pelo grupo. Deve ter uma duração mínima de um mês, com três aulas por semana. O aluno desenvolverá noções de ritmo, trabalhando sua coordenação motora, além de aprender sobre a música nacional (ritmos indígenas, coco, maracatu, baião, frevo, catira e outros ritmos populares). A utilização dos instrumentos alternativos traz como conseqüência o despertar da consciência da possibilidade de aproveitamento do lixo como matéria prima para a confecção destes.

Oficina 4: Abrange todas as outras oficinas da seguinte forma: num primeiro momento os instrumentos são apresentados aos alunos numa aula-espetáculo; depois, os alunos exercitam sua criatividade utilizando matéria-prima recolhida por eles para criar seus próprios instrumentos; de posse de seus instrumentos, os alunos trabalham noções de ritmo e música em geral, ensaiando em conjunto e se apresentando para o público; por último, numa etapa mais longa, a oficina termina com o aprendizado profissionalizante da confecção de instrumentos musicais tradicionais como zabumba, tamborim, pandeiro, tambores e outros instrumentos percussivos, sem perder de vista a consciência ecológica na fabricação destes. Assim, eles aprenderão a trabalhar com máquinas e ferramentas próprias para o manuseio da matéria-prima utilizada e poderão tornar-se fabricantes competentes deste tipo de instrumento, contribuindo para o aumento da renda do aluno e da sua família. Neste caso, o material a ser utilizado deve ser obtido em madeireiras, lojas de ferramentas, materiais de construção e, alguns, em lojas de instrumentos musicais.
O tempo estimado de realização desta oficina é de no mínimo três meses e a idade apropriada é a partir dos 12 anos.

Por meio das oficinas o resultado que se espera obter é o estímulo à criação de novos hábitos em relação ao meio ambiente que favorecerão a melhoria da qualidade de vida na medida em que se leva laser e cultura à população, oferece-se a oportunidade a amadores de apresentarem-se com qualidade profissional, gera parcerias entre os membros de uma comunidade e contribui para o aumento de renda através de exposições e vendas dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

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